FANDOM

Toyger
Images
Toyger
Informações
Notas O Toyger realmente passa a impressão de um gato selvagem que foi domesticado, se tornando um bom companheiro para se ter dentro de casa.
Gato (Felis catus)

Toyger é uma raça de gato, o resultado da criação de animais domésticos tabbies de pêlo curto (início em 1980) para fazê-los se assemelhar a um tigre de brinquedo ", como o seu pêlo listrado é uma reminiscência do tigre. O criador da raça, Judy Sudgen, afirmou que a raça foi desenvolvida a fim de inspirar as pessoas que se preocupam com a conservação dos tigres em estado selvagem.Ele foi reconhecido por "O Registo apenas" pela Associação Internacional de Gatos (TICA) da década de 1990, e em 2007 o seu estatuto foi atualizado para permitir que a raça status campeonato completo. Há vários criadores nos Estados Unidos, três criadores na Inglaterra, duas no Canadá, bem como um na Austrália, trabalhando para desenvolver a raça.

OrigemEditar

A história dessa raça se inicia em 1980 a partir da seleção de gatos domésticos que possuíam o malhado tabby com as divisões de marcas negras presentes nos tigres. Em seguida houve a adição da cor café, presente nos gatos Bengal, e aos poucos houve a introdução de outras características como o formato da cabeça, os olhos circulares, dedos longos que lhe permitem simular os movimentos dos tigres, entre outras. A intenção em criar a raça Toyger era de ter um gato domestico com aparência do tigre. Sua criadora é Jude Sugden, que já trabalhava na criação de gatos da raça Bengal e reparou em dois de seus exemplares que eles possuíam marcas que se aproximavam com as dos tigres e a partir daí se dedicou na criação desse novo gato. É reconhecida pela TICA desde 2007, como uma nova raça. Atualmente os criadores da raça se preocupam em se aproximar cada vez mais do padrão de marcas e cor do tigre.

AspectoEditar

Trata-se de um gato de porte médio, de corpo forte e musculoso, com membros de tamanho médio e dedos dos pés compridos. O corpo é de aparência atlética principalmente nos jovens machos, seus ossos são robustos e densos, nunca se apresentando delicados. As pernas são igualmente longas nas patas anteriores e posteriores. Sua cabeça é longa e larga, com todos os contornos bem definidos. Seus olhos são separados, inseridos bem afastados, de tamanho pequeno para médio, apresentando coloração profunda. As orelhas são preferencialmente pequenas, arredondadas, não sendo desejáveis as pontas típicas de orelhas de Lince.

Sua pelagem é curta, mas muitas vezes se apresenta maior na região do pescoço, dando a impressão de possuir um colar, é também grossa, com toque suave e com algum brilho é desejável. O padrão presente no gato da raça Toyger é único nos gatos domésticos, no lugar de listras verticais ou de rosetas redondas de alguns malhados, a raça apresenta listras quebradas, ramificadas em um padrão aleatório. Na região da cabeça, criadores esperam obter um padrão circular em volta da face, igual dos tigres. As cores esperadas são como as dos tigres, um fundo alaranjado, de tom vivido, com marcas em tons escuros, de preto para marrom ou até mesmo tan, mas preferencialmente nas cores mais escuras. Áreas brancas são desejáveis na pelagem do Toyger, regiões como da garganta, queixo, partes externas da bochecha, ao redor dos olhos, parte interna das pernas, peito, na região ventral da barriga e em algumas outras partes do corpo e da cabeça. Sua cauda é bastante longa e muscular.
Gato-toyger

ComportamentoEditar

O Toyger é um gato ativo, inteligente e atlético, parecendo passar o dia inteiro ocupado com alguma atividade. Ele vai passar o dia intercalando momentos de atividades com momentos de relaxamento e cuidados com ele mesmo. É uma raça fácil de treinar, podendo até mesmo se acostumar a ir passear usando uma coleira. São afetuosos e se adaptam bem a vida dentro de casa ou apartamento. Por ser uma raça curiosa, o gato Toyger vai passar parte do dia descobrindo novas brincadeiras e acompanhando os movimentos do seu dono ou da rua através da janela, se distraindo com facilidade. Tem forte instinto caçador, podendo causar “estragos” para a vida selvagem do lugar no qual vive. O Toyger realmente passa a impressão de um gato selvagem que foi domesticado, se tornando um bom companheiro para se ter dentro de casa.

FontesEditar