FANDOM


ronromronrono, ou ronronar, é o ruído contínuo produzido pelos felinos e que faz parte de sua comunicação. O gato doméstico ronrona em uma faixa de frequência entre os 22,4 e 30,2 hertz. Diferentemente do miado, o ronronar produz um som de timbre grave, audível apenas a curtas distâncias. 

O gato geralmente ronrona quando se encontra em um estado de calma, prazer ou satisfação. Porém eles podem ronronar quando estão se sentindo angustiados, aflitos ou se estão com dor. Ronronam na presença de outros gatos ou, se ainda filhotes, na presença da mãe. Existem muitas teorias que explicam como ronronam, incluindo: vibração das falsas cordas vocais quando inspiram ou expiram, o som do sangue circulando pela artéria aorta, ressonância direta nospulmões, entre outras. Atualmente se acredita que o ronronar é o resultado de impulsos rítmicos produzidos por sua laringe. 

Quando um gato emite o característico ronrom de satisfação, é possível sentir sua garganta vibrar. Dentro da garganta, juntamente com as cordas vocais, o gato possui um par de estruturas chamadas pregas vestibulares. Alguns pesquisadores acreditam que essas pregas vibram quando o gato ronrona. 

Assim como o miado, o ronronar é uma forma que os felinos usam para expressar seus sentimentos. Os grandes felinos, como tigres, leões, leopardos e onças-pintadas, conseguem rugir em vez de ronronar ou miar, como fazem as espécies menores. 

Ronronar-Gato

O ronronar acontece quando o animal puxa o ar para dentro, diferente do rugido, que é o momento em que o ar é expulso do corpo com bastante força.

Referências Editar

1.http://noticias.terra.com.br/educacao/vocesabia/interna/0,,OI2859615-EI8410,00.html

2.http://pt.wikipedia.org/wiki/Ronrom

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.