FANDOM


Persa
Gato-persa
Gato da raça persa
Informações
Origem Pérsia, atual Irã
Notas Dóceis e tranquilos, os Persas são ótimos companheiros.
Gato (Felis catus)

Persa é uma raça originária do Irã.

OrigemEditar

A história desta raça tem início no século XVII, quando um viajante italiano chamado Pietro Della Valle passou pela Pérsia (atual Irã) e trouxe consigo alguns dos belos gatos que andavam pelas ruas locais. Ao chegar a Itália, imediatamente esses gatos ganharam a simpatia das pessoas devido a sua pelagem macia e brilhante.

Porém, a moderna raça persa surgiu somente no século XIX, quando esses gatos criados na Itália foram levados a Inglaterra, onde sofreram cruzamentos com gatos da raça angorá. Logo em seguida foi feito um trabalho de melhoramento genético visando se obter maior variedade de cores e padrões de pelagem. Há hoje mais de 100 diferentes combinações de cores para gatos dessa raça, variando desde o branco de neve até o malhado (casco de tartaruga).

Características Editar

O gato Persa é uma raça que possui diversas cores e um focinho excessivamente achatado, que chega a causar problemas de saúde. Nas características físicas do Persa, os que possuem um focinho bem achatado são chamados de “flat face”, e os com o nariz levemente alongado de “doll face”. Outras características do gato Persa em relação a seu físico é quanto a seu formato “brevilíneo”, ou seja, é como se ele tivesse sido todo achatado. Compacto, musculoso, com ossos curtos e fortes; inclusiu pés largos e redondos são suas fortes características. Um tipo físico contrário ao dele seria o Siamês, que tem ossos largos e finos. Suas orelhas são pequenas e baixas com a ponta arredondada, ligeiramente inclinadas para a frente, e seu pelo é volumoso, comprido, denso e brilhante.

O padrão de uma raça é determinado pelas associações que a representam. Assim sendo, existem pequenas variações de associação para associação. Abaixo podemos ver o padrão da FIFe (Federação Felina Internacional).

  • Tamanho: Médio a Grande - Os machos são maiores que as fêmeas, pesando de 4 a 5 kg, e as fêmeas de 3 a 4 kg.
  • Orelhas: Pequenas, arredondadas nas pontas e bem separadas.
  • Nariz: Achatado, Curto, Largo, com stop bem definido, situado entre os olhos e entre as pálpebras superiores e inferiores, nariz não arrebitado. As narinas devem ser bem abertas.
  • Corpo: De estrutura compacta, patas curtas, peito largo, ombros e dorso maciços, bem musculosos, de comprimento curto e formato quadrado.
  • Rabo: De comprimento curto, dobrado sobre o dorso fica entre a nuca (muito longo) e o meio das costas (ideal).
  • Pescoço: Curto e forte.
  • Cabeça: De formato redondo, maciça, bem equilibrada, crânio largo. Testa arredondada, bochechas cheias.
  • Pelagem: Comprida, densa , de textura fina e sedosa (sem ser lanosa).
  • Olhos: Grandes, redondos e simétricos, bem separados, dando a face uma expressão mais aberta. De cor sólida, brilhante.
  • Patas: Grandes, redondas, sendo desejável tufos de pelos entre os dedos.

Normalmente, nessa raça a cor branca associada a presença de olhos azuis está geneticamente relacionada a problemas de audição no animal. Os gatos brancos com apenas um dos olhos azuis pode ser surdo de apenas um ouvido, enquanto que os espécimes com ambos os olhos azuis acabam não possuindo nenhuma audição.

CuriosidadesEditar

  • Você sabia que o Garfield, aquele gato dos desenhos que adora lasanha, é um gato Persa?

Referências Editar

1.http://www.portalpets.com.br/gatos/persa/

2.http://pt.wikipedia.org/wiki/Persa_(gato)

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.