FANDOM

Pelo Curto Americano
American Shorthair
Gato da raça Pêlo Curto Americano
Informações
Origem Estados Unidos
Gato (Felis catus)

O Pelo Curto Americano (ou American Short Hair) é uma raça conhecida por sua longevidade, robustez, amabilidade com crianças e cães, boa aparência e disposição. Possui porte forte e atlético, é ágil e ativo, com um corpo de médio para grande, chegando a pesar até cerca de 6 kg, ligeiramente mais longo que alto. Sua conformação deve indicar poder e resistência.

HistóriaEditar

Descendente de gatos domésticos que chegaram à América com os primeiros imigrantes, no Mayflower, esta raça se desenvolveu ajudando os lares, celeiros e armazéns americanos a manter sob controle os ratos, devido à sua habilidade em caçá-los. Era chamado de Domestic Shorthair, que significa "Doméstico de Pêlo Curto" e a partir de 1966 foi adotado o nome de American Shorthair. Além de curta, a pelagem é espessa, o que lhe dá resistência ao frio. Essa mudança de nome foi feita para distinguir essa raça nativa da América do Norte, do gato doméstico comum, habitante das ruas, diferenciando o American Short Hair de outros gatos de pêlo curto.

TemperamentoEditar

O seu passado de colonizador reflete-se no temperamento atual, ávido por exercício e de um espaço onde possa correr e brincar para não se aborrecer. Apesar deste espírito aventureiro, adapta-se à vida caseira, sendo afetuoso, bastante inteligente e o que nos chama atenção é o carinho que eles têm pelos donos.

ObservaçõesEditar

Escovar semanalmente com escova de borracha e diariamente na época de mudança de pelo. Dado o seu natural apetite, a alimentação deverá ser controlada por forma a evitar a obesidade.