FANDOM

Ojos Azules
Ojos-azules
'
Informações
Origem Estados Unidos
Gato (Felis catus)

Ojos Azules é uma raça rara e de origem recente, tendo surgido no estado do Novo México, Estados Unidos, em 1984. Uma gata chama Cornflower era de padrão tartaruga e possuía profundos olhos azuis, característica que antes era vista apenas em gatos completamente brancos ou colourpoint. Cornflower foi cruzada com diferentes machos e em suas ninhadas os filhotes possuíam os mesmo olhos, independente da cor da pelagem, o que determinou que o gene responsável pela característica é dominante.

Ojos Azules são notáveis ​​por seus profundos olhos azuis. Ao contrário dos olhos azuis viram ligados aos genes de gatos bicolores e gatos com ponto de coloração, sendo que ambos suprimem pigmentação, este gene não está ligado a qualquer determinada cor de pele padrão, dando a oportunidade de ter gatos com pelos escuros e olhos azuis. A profundidade da cor nos olhos é ainda maior do que a observada em siameses (gato) , e não causa estrabismo, surdez ou olhos cruzados. Ojos Azules são uma raça muito rara. Em 1992, apenas dez eram conhecidos.

A raça, tem uma variedade de pelos curtos e longos, foi aceito para o registro no TICA em 1991. Somente gatos que expressam o gene de olho azul profundo, foram chamados Ojos Azules. Descobriu-se recentemente que os defeitos cranianos podem estar ligados ao gene, e a criação de animais foi suspensa temporariamente.

A profundidade da cor dos olhos azuis é devido às variações poligenéticos atualmente desconhecidos.