Wiki Gatopédia
Advertisement
Korat
Korat2
'
Informações
Nomes alternativos Si-Sawat, Cloud-colorido, o gato azul da Tailândia, Koraj, gato da sorte
Origem Tailândia
Gato (Felis catus)

O gato Korat foi descoberto na província Korat, um planalto na região nordeste de Sião (atual Tailândia). 

Origem[]

O Korat é uma raça natural da Tailândia, que possui este nome devido à província de Nakhon Ratchasima que normalmente é chamada pelo nome de Korat pelo povo tailandês.

Na região a raça é muito conhecida como Si-Sawat, que significa cor da semente Sawat, uma planta da região. São conhecidos popularmente como um gato de boa sorte e normalmente eles são dados em pares para casais recém-casados como uma tradição do país, ou mesmo para pessoas que estiverem precisando de boa sorte na sua vida. Até pouco tempo atrás os gatos da raça Korat não eram vendidos, mas apenas dados como presente.

Os Korats modernos já existem devido aos grandes esforços diligentes de alguns reprodutores tanto dentro como fora do país da Tailândia.

A provável primeira aparição do gato de Korat na Grã-Bretanha sob o nome de Blue Siamese aconteceu entre os anos de 1889 a 1896, mas apesar disto os gatos de cor sólida e azuis não conquistavam os juízes do Cat Show, o que fez com que a raça caísse no esquecimento e quase desaparecendo no ano de 1901.

Com poucos exemplares existentes na Inglaterra, alguns exemplares migraram com seus donos para os Estados Unidos nos anos 50. E em 1959 Cedar gatil Glen foi o primeiro criador de felinos a importar um par de gatos Korats para os Estados Unidos para que fossem então reproduzidos. Um macho que se chamava Nara e uma fêmea chamada Darra. Foi então que o gato Korat começou a ter um grande sucesso. Devido a criação das associações de felinicultura, o Korat foi uma das únicas raças a serem reconhecidas neste sentido a partir de 1965 pela Cat Fanciers´Association. Foi só mais tarde que em 1972 foram novamente reintegrados os modernos Korats para o Reino Unido.

Características[]

Como um aspecto geral, o gato Korat possui um tamanho médio, corpo um pouco atarracado e basicamente mediolíneo. Seu peso fica equivalente entre 2,5 a 4,5 Kg e é uma raça característica de pelo curto.

Kittens-for-adoption-P36971

Sua cabeça vista de frente possui um formato de coração. Na verdade esta raça é conhecida por ter 5 corações: a cabeça incluindo as orelhas, contornando os olhos e focinho, o nariz, o pêlo do peito e o próprio coração no seu interior.[1]

Sua fronte é achatada, seu stop ligeiramente alinhado entre a fronte e o seu nariz. Além disto, conta com bochechas bastante desenvolvidas, um focinho que não se caracteriza por ser pontiagudo nem mesmo quadrado. Nariz comprido, levemente arqueado em sua extremidade. Queixos fortes, desenvolvidos e também mandíbulas fortes.

Suas orelhas são grandes, largas na base e contam com uma extremidade ligeiramente arredondada. Sua inserção é alta no crânio e lhe dá uma expressão de alerta, sua pelagem é bastante curta na face externa.

Seus olhos são bastante grandes, redondos, afastados e ligeiramente inclinados. Possuem um tom verde luminoso. A cor definitiva dos olhos é só atingida depois de dois anos de idade. Suas sobrancelhas desenham duas grandes curvas por cima dos olhos. Seu pescoço possui também um tamanho médio, e é bastante comprido.

Seu corpo possui um tamanho médio, não é considerado nem compacto nem esbelto. Seu dorso é ligeiramente arqueado, forte musculoso e também flexível.

Seus membros posteriores são ligeiramente mais compridos do que os anteriores. Possui uma estrutura óssea média a forte. E seus pés são em formato oval. Sua cauda possui um comprimento médio, mais grossa na base, afilando até uma extremidade arredondada.

Como defeitos de suas características, podemos levar em conta a sua cabeça estreita, olhos pequenos e pouco espaçados, olhos amarelos, nariz demasiado comprido ou mesmo muito curto, queixo afilado. Como desqualificação total para criação está todas as cores que não o azul, além de manchas brancas de qualquer espécie.

Saúde[]

Korats são geralmente gatos saudáveis e apenas três doenças hereditárias são conhecidas: Gangliosidose GM1 e GM2. Infelizmente, ambas as doenças hereditárias são fatais e regidas por mutações genéticas recessivas, portanto, um gato deve herdar o gene defeituoso de ambos os pais para desenvolver a doença. No entanto, há gatos que herdam apenas um gene, de difícil detecção, e por isso geralmente não são removidos do programa de melhoramento. Felizmente, testes genéticos para gatos afetados de ambas as doenças têm sido desenvolvidos pelo Dr. Henry Baker, do Centro de Pesquisa na Auburn University, em Auburn, estado de Alabama, nos Estados Unidos.

Doenças de armazenamento lisossômicas: são causadas por uma ausência de enzimas que são necessárias para executar as funções metabólicas. É uma doença rara. A doença provoca uma acumulação de várias substâncias que, de outra forma, seriam eliminadas pelas enzimas, e que passam a ser armazenadas nos tecidos do gato em quantidades anormais (que ocorrem normalmente no sistema nervoso). Como resultado, as células incham e param de funcionar normalmente. Infelizmente, as doenças de depósito lisossômico são sempre fatais.

A759bec556d3d10429418ddb282f2db9

Cuidados

• Durante o outono e primavera, onde ocorre troca de pelos, pentear com um pente de aço, de duas a três vezes por semana.

• Oferecer uma dieta equilibrada, preferencialmente uma ração de qualidade super premium, e água mineral ou filtrada.

• Cortar as unhas semanalmente.

• Escovar diariamente os dentes com escova e pasta indicada pelo veterinário.

• Arranhadores são interessantes.

• Visitas freqüentes ao veterinário para orientações quanto aos cuidados e vermifugação, além de todo esquema de vacinação.

Temperamento[]

O Korat é um gato bastante vivo, ágil e brincalhão, mas que certamente não gosta nem de agitação tampouco de barulhos. Precisa viver em um ambiente calmo e tranquilo. Costuma ser pouco sociável com seus semelhantes ou outros animais, é um gato que se mostra muito reservado com relação a estranhos. Um gato meigo, muito afetuoso, hipersensível e é extremamente ligado ao dono. Requer muito amor e atenção. Seu miar pode ser considerado muito melodioso, de manutenção fácil, onde uma escovagem semanal é o suficiente para que ele tenha uma bela pelagem.

Referências[]

1. http://omeuanimal.com/raca-gatos-korat/

2. http://fofuxo.com.br/racas/gatos/korat.html

3.http://www.tudogato.com/2013/10/korat-gatos-de-raca.html

Advertisement