FANDOM


Flurrin Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wiki Gatopédia expandindo-o.
Himalaio
Gato-himalaio
Gato Himalaio
Informações
Notas O Himalaio herda várias características do gato siamês.
Gato (Felis catus)
A raça Himalaio foi criada à partir do cruzamento entre o Persa e o Siamês.

É um gato de tamanho médio, pelagem longa, com tipo físico idêntico ao persa, com exceção dos olhos azuis e da coloração da pelagem.

Assim como o Persa, o Himalaio tem formato de corpo arredondado (cobby) e patas curtas.

Muito inteligente, a raça Himalaio possui temperamento doce e afetuoso. Em geral muito sociável, o Himalaio é considerado um excelente companheiro para ambientes internos.

O Himalaio é uma raça de gato gentil, calma, e assim como o Siamês, adora brincar. Devido ao cruzamento com esta raça, o Himalaio costuma ser mais ativo do que o gato Persa.

Cuidados especiaisEditar

A escovação deve ser feita diariamente, ou a cada dois dias, além da necessidade de prestar atenção nas bolas de pelos que o animal pode vomitar.

Como todos os gatos de pelos grandes, o Himalaio exige cuidados de escovação que, se não puderem ser feitos diariamente, devem ser realizados ao menos uma vez a cada dois dias. Isso acontece porque os pelos são muito lisos e em grande quantidade, e se você esquecer de escová-los, poderá até mesmo deixar seu gatinho todo embaraçado. Para tirar os nós, depois, será um sofrimento para ambos.

Tente criar uma rotina diária para as brincadeiras, cafunés e escovação para que seu gato Himalaio fique sempre limpinho e bonito, além de feliz.

Por ter muito pelo, pode ser que crie as famosas bolas de pelo, causando engasgamentos e fazendo com que os pets soltem tufos de pelos em algumas ocasiões. Nesses casos, é importante consultar o veterinário e ver a melhor forma de agir.

Assim como outras raças de pelos brancos e olhos azuis, o Himalaio, quando possui essas características físicas, pode ser surdo. Se somente um dos olhos for azul, somente um dos ouvidos apresentará a surdez, mas, se os dois forem, será totalmente surdo.

Fique atento antes de comprar o seu gato Himalaio para saber se está comprando um animal com surdez, mas saiba que isso não o impede de realizar as atividades e ter as mesmas características dos demais.