FANDOM


British shorthair blue Irina AEA

Gato de pelo curto inglês (British Shorthair) é uma raça de gatos de origem inglesa. É mais conhecida por sua pelagem cinza e olhos amarelos vibrantes. É provavelmente a mais antiga raça de gato, e uma das mais populares.

HistóriaEditar

Há aproximadamente 2 mil anos, por volta de 50 DC, quando o Império Romano invadiu a Bretanha, levou com a sua tropa gatos descendentes de gatos selvagens africanos, para combater os ratos que se espalhavam pelo solo inglês. Sua primeira exposição foi em 13 de março de 1871, no Crystal Palace em Londres.

CaracterísticasEditar

O gato de pelo curto inglês é uma raça de desenvolvimento lento, e as fêmeas devem ser menos robustas que os machos em todos os aspectos. O tamanho é de médio para grande, os olhos são grandes, redondos e bem abertos. Sua pelagem é curta, muito densa, rente ao corpo, e firme ao toque. Possuem varias cores, mas a mais conhecida é o azul (cinza).

Por sua inteligência, é uma das raças preferidas para filmes em Hollywood e comerciais de televisão. São excelentes companheiros para toda a família. São tímidos, amistosos e muito afetuosos. É um gato elegante, compacto, bem balanceado e forte, que prefere estar no chão, e não tem entre suas especialidades a velocidade, ou a agilidade. A cabeça é arredondada, com bom espaço entre as orelhas. A raça também inspirou o Gato Risonho (O gato que ri) de Alice no País das Maravilhas, Lewis Carroll achava que o animal estava sempre sorrindo por causa do formato de sua boca.

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.