FANDOM


Gato-do-mato
240px-DSCI0097
Gato-do-mato, ameaçado de extinção.
Informações
Origem Brasil
Apelidos comuns Gato-do-mato-pintado
Gato-selvagem
Gato-tigre
Gato (Felis catus)

O Gato-do-mato ou Gato-do-mato-pequeno (Leopardus tigrinus) é um felino originário da América Central e América do Sul. É também conhecido pelos nomes de gato-do-mato-pintado, gato-selvagem e gato-tigre.

A espécie habita locais como a Costa Rica, a Argentina, alimentando-se de ratos, pássaros e insetos. O gato-do-mato medem cerca de 50 centímetros.

Sua gestação dura 70 dias, a prole consistindo de um a dois filhotes.

CaracterísticasEditar

Embora semelhante à jaguatirica, com a qual é confundido, o gato-do-mato se distingue pelo pequeno tamanho; é o menor dos felinos silvestres brasileiros, e pelas manchas em sua pelagem, rosetas parecidas com as da onça, porém sem o desenho completo, mantendo geralmente um lado aberto - algo que realmente faz o gato-do-mato se diferenciar da onça, por exemplo- enquanto a jaguatirica possui manchas alongadas, que dão à sua pele a impressão de possuir listras.

Há ocorrências de gatos-do-mato inteiramente negros, melânicos, ou seja, há várias variações de coloração, e algo curioso é que uma gata de pelagem normal, pintada por exemplo, pode ter filhotes negros, ou até de outras cores, que por sua vez tem descendência de pelagem normal, num processo que os cientistas ainda não entendem muito bem sobre, mas também acontece com outros felinos como a onça-pintada e a pantera, que também podem nascer negras (pantera-negra).