FANDOM


Abissínio
Gato-abissínio
Um gato abissínio.
Informações
Origem Etiópia
Notas De aparência ímpar, é impossível um Abissínio passar desapercebido como um gato normal.
Gato (Felis catus)

Abissínios são gatos de origem etíope, tímidos e discretos, de miado baixo que se assemelha ao som de um sino e que pesa cerca de 4 a 7,5kg.

HistóriaEditar

O abissínio pertence a uma das mais antigas raças felinas, embora a sua verdadeira origem seja ainda um mistério. Talvez seja originário da Etiópia, antiga Abissínia, razão do seu nome.

Devido sua semelhança com o gato Sagrado do Antigo Egito, diz a lenda que este animal teria nascido nas margens do rio Nilo. Conta-se que Ramsés II teria pedido ao rei da Abissínia um grupo de gatos que levou para o Egito. Além disso, pode ser observado gatos com uma pelagem semelhante à do Abissínio na Africa, Europa e Ásia.

O primeiro gato Abissínio foi levado da Etiópia para a Grã-Bretanha ao final do século 19 e exibido em Londres no ano de 1871. A nova raça foi oficialmente reconhecida na Inglaterra no ano de 1882 e, através de cruzamentos seletivos com o Brittish Shorthair para o aprimoramento genético, o tipo do Abissínio moderno começou a ser fixado.

ComportamentoEditar

O gato Abissínio é conhecido por seu caráter curioso e tipicamente investigador. É considerado um grande caçador, adora brincar e jogar com seus donos, sendo capaz até mesmo de aprender truques e brincar de bola durante horas seguidas. Caso precise permanecer muito tempo em ambientes menores, é extremamente recomendável que possa interagir e brincar com outros gatos, pessoas e até mesmo com outros animais. É considerado um bom companheiro para outros gatos e outros animais.

200px-Kamee01 edit

Características físicasEditar

Suas orelhas são grandes, largas na base e com extremidades levemente arredondadas, moderadamente pontiagudas. Bastante espaçadas, posicionadas em estado de alerta apresenta-se cobertas de pêlos curtos e acamados.

É possível a presença de uma marca nas costas da orelha ("marca selvagem" ou "marca de polegar") como penachos nas extremidades. De olhos grandes e amendoados, realçados por um fino traço e escuro da cor de base, por sua vez, orlado por uma coloração mais clara. Brilhantes, expressivos, com uma cor pura que pode variar a amarelo ouro, verde e âmbar.

Sua pelagem é densa, que pode ser de pêlo curto ou médio na coluna dorsal. Pelagem caracterizada por um ticking (duas ou três faixas de cor, alternando o claro e o escuro em cada pêlo e com a extremidade escura). Entre as cores reconhecidas, podemos citar o azul, sorrel, fawn, vermelho e silver (prateado). Seu corpo é de tamanho médio, com aspecto firme e musculoso, caixa torácica arredondada e dorso ligeiramente arqueado. Patas compridas, retas, finas e bastante musculosa e com pés pequenos.

De médio porte, é um gato esguio e atlético. Os machos pesam de 4 a 7 kg e as fêmeas pesam de 3 a 4 kg.

ReferênciasEditar

1.http://pt.wikipedia.org/wiki/Gato_abiss%C3%ADnio

2.http://www.guiaderacas.com.br/gatos/racas/abissinio.shtml

3.http://www.gatilagata.com.br/gatos/raca/abissinio

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.